O que é brise?

_dsc3186

O brise-soleil, ou ao pé da letra, quebra-sol, é um elemento arquitetônico que tem como função principal o controle da incidência de radiação solar na edificação.

Ele é formado por um conjunto de lâminas, fixas ou móveis, dispostas horizontal ou verticalmente, mas que precisam de minuciosos cálculos com cartas solares, do local onde será implantado, para que o resultado seja realmente eficiente.

Como implantá-los?

De um modo geral, levando-se em conta a posição do sol no hemisfério sul, existem algumas regras básicas para a instalação dos brises nas fachadas.

Para as faces leste e oeste, que recebem respectivamente o sol da manhã e da tarde, prefira os brises com aletas verticais. Já nas fachadas voltadas ao norte, que recebe sol durante todo o dia, mas numa posição mais a pino, prefira os brises horizontais. A fachada sul já não necessita tanto, pois tem uma incidência de sol muito menor.

Eficiência energética

Com todas as questões ambientais em destaque, a arquitetura redescobriu que elementos construtivos como o brise, oriundo da arquitetura moderna, são grandes aliados em projetos onde os custos com iluminação e ventilação artificial precisam ser minimizados.

Em um edifício de concreto, por exemplo, que pode produzir de 2º C a 4º C de calor, os brises, quando bem projetados, chegam a reduzir a incidência solar em quase 100%.
Imaginem então quanto desconforto térmico pode ser minimizado nas ilhas de calor das grandes cidades?

Manuais ou automatizados?

Nos grandes edifícios, onde torna-se inviável os ajustes manuais e periódicos das lâminas, conforme o posicionamento do sol durante o ano, a automatização dos brises é recomendada.

Já em residências e pequenos edifícios, esses ajustes podem ser feitos manualmente, mas sempre com a orientação de quem projetou o sistema, assim o brise desempenhará o seu importante papel com os resultados esperados.

Quem sabe esses incríveis elementos arquitetônicos não voltem com força total às nossas cidades, afinal temos sol na maior parte do ano e não precisamos seguir os padrões ditados por países com condições climáticas completamente diferentes das nossas.

Além do resultado estético que os brises podem oferecer, as vantagens, quanto à eficiência energética e conforto térmico, são enormes, o que fazem dessa solução um importante diferencial por uma arquitetura mais sustentável

A Item 6 Arquitetura conta com a parceria da empresa Lumibrise em seus projetos, portanto, entre em contato conosco para a orientação técnica e personalizada a seus projetos arquitetônicos, tanto residenciais, como corporativos ou industriais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *